domingo, 6 de março de 2016

O chefe do bando (análise e opinião).

Apenas para análise. Bem evidente é o Jornal O Estado de São Paulo ser desfavorável ao governo PT. E aqui embaixo reproduzo uma nota do editorial,  publicada neste domingo. O título se chama "O chefe do bando".

"É melancólico o fim que se anuncia da carreira política de um líder que foi capaz de vender a ilusão de que poderia mudar para melhor o Brasil. O carisma e a habilidade de Luiz Inácio Lula da Silva como líder populista não podem ser subestimados, mas a política costuma ser implacável com quem passa dos limites na tola pretensão de colocar-se acima do Bem e do Mal e atribuir-se onipotência divina. A soberba de Lula resultou na falência política, econômica e moral do País, responsabilidade que não pode ser jogada integralmente nos ombros débeis daquela que foi colocada na Presidência da República para satisfazer a vontade de seu mentor. Dilma Rousseff, condenada ao desapreço dos brasileiros, já paga um alto preço por sua incompetência. Chegou a vez de Lula, o grande responsável pela nefasta “era petista”, prestar contas de seus atos.
Nos últimos dias, as notícias relacionadas às investigações sobre a corrupção na gestão pública, para a qual o “pragmatismo” de Lula escancarou as portas do governo, não fizeram mais do que revelar aquilo que já era esperado nessa fase das apurações. Essas investigações exigem especial cuidado por causa de suas inevitáveis implicações políticas e consequente repercussão na opinião pública. É o que justifica o nome de Lula ter aparecido oficialmente como investigado apenas agora."

Fonte: Estadão

Um dia precisarei estudar sobre a teoria e prática de uma defesa e de uma acusação. Como elas funcionam, a força que elas têm e etc , etc e etc. Por quê ? Porque eu olho nesse caso de política como as denúncias são aplicadas,  como os acusados se defendem...

Lula criou um site neste comecinho de março chamado "A bem da verdade". Nele ele expõe sua defesa e a de seus dois filhos. E é bem interessante analisar isso. 

A gente fica um pouco sem saber qual é a verdade dos fatos. Podemos imaginar muitas coisas a respeito do que acontece no cenário político brasileiro. Vejo os defensores do PT se manifestando com suas explicações nas redes sociais e os que abominam Lula e PT de um modo voraz (fora Lula, fora PT e fora Dilma). Também podemos imaginar que tudo não passa de uma mentira. Todas as acusações são inverídicas,  porém bem planejadas, que o PSDB até hoje não aceita a derrota nas urnas nas eleições presidenciais de 2014, que a direita conservadora não admite a classe mais pobre melhorar de vida e por isso de querer extirpar o líder e seu partido para sempre. E claro,  fazendo com que a Opinião Pública se revolte contra Lula e PT e assim as coisas diversas se sucederão conforme for sendo o "andamento da música".

Já imaginou tudo isso sendo completamente manipulado? Porém há sempre o outro lado. E se tudo for realmente verdade? Será que existe um "terceiro lado? O lado por exemplo de me acusarem de algo que eu não fiz, mas que os articuladores planejaram de um modo tão bem feito que seria preso evidentemente. Isso pode acontecer?  Claro. Com qualquer pessoa, mesmo ela sendo a mais inocente do mundo. Por isso que eu apenas observo. Não defendo e muito menos acuso. Observo o comportamento dos fatos e acontecimentos. 

Óbvio que tudo na vida é questão de escolha. Poderia ser igual ao site "O Antagonista" e vibrar a cada derrota petista e ver meu Brasil sair dessa ladeira abaixo que se encontra. Ou estaria aqui defendendo o lulismo. Não é ficar em cima do muro. Qualquer um pode pensar que seja ser indeciso mesmo, mas não vejo desta forma. Logicamente muitos me dirão (dos dois lados): como você pode ser um mero observador ? Olha o desemprego,  olha a crise, olha a incompetência desse governo e tanta corrupção. E outros (da defesa): olha como o Brasil melhorou. Compare sua vida atual com a de antigamente,  a miséria diminuiu,  o FMI nos deve dinheiro... E etc. Reafirmo simplesmente: apenas observando. Concorde ou discorde. Pode brigar comigo se minha posição não lhe agradá. Não tem nada demais. 

Nacional e presidencialmente falando,  o Brasil e bipartidário. Ou é PT ou PSDB na presidência da República. Inegável que o eleitor vote sempre assim. É histórico. Agora com tantas denúncias de corrupção ao PT há pelo menos 10 anos, fica incógnito o futuro político no Brasil. Apenas suponho que nas eleições municipais deste ano de 2016 o petismo vai levar uma "surrada" de derrotas nas urnas como nunca houve. Suponho. Nas futuras eleições de 2018 à presidência, creio na vitória psdebista. E para saber mesmo se o Brasil fez a coisa certa, somente num período de no mínimo 8 anos (2018 a 2026). Basta o PSDB fazer um governo diferente no aspecto satisfatório à população brasileira. O problema é: quem vai ser oposição? (RISOS).

Chega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário