domingo, 24 de abril de 2016

A primeira conta de e-mail a gente nunca esquece. Adeus, IG.

Eu não me lembro exatamente em que ano e data eu criei o meu primeiro e-mail. Como o IG surgiu em janeiro de 2000, acredito que eu tenha criado a conta em meados de 2002, 2003 ou 2004. Com certeza foi um desses três anos, só não me lembro com exatidão qual deles foi.

Era começo da década de 2000. Aos poucos começava a entrar mais a fundo no mundo virtual. E a primeira conta de e-mail foi essa: mar2255@ig.com.br

Sim, IG (Internet Group). O eterno provedor de internet discada. O provedor que ajudou a dar os primeiros passos na internet no Brasil.

Nesses anos que citei (2002, 2003 e 2004) começava a se popularizar o e-mail principalmente nos programas de televisão. Era muito comum os apresentadores citarem os correios eletrônicos de seus programas para os telespectadores mandarem suas mensagens.

Mesmo eu tendo feito curso de computação entre 1999 e 2000 na Futura Informática lá na avenida Imirim, eu não sabia como que se criava um e-mail.

No começo dos anos 2000 eu não tinha internet em casa e muito menos computador. Nesse período era predominante a utilização de lan houses e telecentros da prefeitura. Somente entre 2007 e 2008 (mais ou menos nesse momento) que tivemos o primeiro computador em casa e uma internet discada bem arcaica que vivia caindo logo depois.

Foi numa lan house no centro de São Paulo na avenida Ipiranga próxima à avenida Rio Branco. Décimo andar se não me engano. Entrava no prédio, cumprimentava o porteiro e subia.

O preço era bom. Eu ficava umas 3 ou 4 horas direto. E me lembro perfeitamente que foi nessa lan house que criei o e-mail do IG. Eu pesquisava como se criava um e-mail. Até cheguei a cogitar a responsável pela lan a me orientar. Mas não precisou. O próprio site do IG ensinava passo a passo.

E daí nasceu o bom e velho mar2255@ig.com.br. O primeiro. O primeiríssimo.

Depois criei outros posteriores pelo hotmail do MSN, principalmente por causa no MSN Messenger. O MSN Messenger foi um excelente e maravilhoso programa instalado no computador de mensagens instantâneas desenvolvido pela Microsoft. Ele surgiu em 1999 e nele se podia falar com as pessoas de modo instantâneo pela internet. Tínhamos uma lista de "amigos virtuais" e a gente sempre acompanhava que entrava e saía da rede. Depois virou Windows Messenger e depois Windows Live Messenger. Só que em 2013 a Microsoft infelizmente acabou com o perfeito MSN e daquele ano até hoje temos o Skype. Eu tenho. Mas nunca gostei. Posso dizer que faz mais de 1 ano que não entro nele. Sem graça. Nem sequer me sinto atraído por esse tal de Skype. Que saudades do MSN. Altos papos, show de bola. Mas enfim.

Voltando ao IG, recebi uma notificação deles que reproduzo a seguir:

Prezado (a) MARCIO GONCALVES DOS SANTOS

Conforme comunicado enviado em 19 de Fevereiro de 2016, comunicamos que a versão gratuita do e-mail (iG Mail / iBest Mail) será descontinuada em 20 de Março de 2016.

Com o encerramento do serviço de e-mail, não será mais permitido o recebimento e envio de mensagens. Porém, o acesso à sua caixa postal, bem como o conteúdo de seu e-mail, suas mensagens, anexos e contatos, ainda estará disponível por 120 dias.

Para continuar com seu endereço de e-mail, conteúdo e funcionalidades, oferecemos 5 planos de e-mail Premium com diferentes serviços adicionais como suporte técnico (ch at/telefone), capacidade adicional, antivírus, entre outros. Você pode efetuar o pagamento através de Cartão de Crédito ou Boleto Bancário.

Para conhecer os planos do E-Mail Premium*, acesse: emailpremium.ig.com.br

Se você já é assinante do E-Mail Premium, a sua conta de e-mail não sofrerá nenhum tipo de alteração e continuará funcionando normalmente.

Em caso de dúvida, acesse: ajuda.ig.com.br/emailgratuito

iG Publicidade e Conteúdo Ltda.

E o último e-mail dizendo assim:
FALTAM 10 DIAS  PARA O BLOQUEIO DO SERVIÇO DE SEU E-MAIL!!!


Prezado (a) MARCIO GONCALVES DOS SANTOS,

A versão gratuita do e-mail (iG Mail / iBest Mail) será descontinuada a partir de 20 de Março de 2016. Após essa data, não será mais permitido o recebimento e envio de mensagens para clientes gratuitos. 

Aproveite e faça agora mesmo a assinatura anual do serviço iG Mail Premium, com uma condição diferenciada de lançamento. Por apenas R$ 39,90 ao ano, você garante seu e-mail. É o equivalente a menos que um café por mês. Você pode efetuar o pagamento através de CARTÃO DE CRÉDITO ou BOLETO BANCÁRIO.

Pois é. Acabou meu "e-mailzinho" do IG. Mas de 10 anos de uso que se encerra agora.
O IG justificou a razão de acabar com o e-mail gratuito:
Num esforço para continuar oferecendo um serviço de e-mail com qualidade, seguro, ágil e eficiente, o iG decidiu descontinuar o serviço gratuito de e-mail, substituindo-o por um serviço Premium com assinatura anual (http://emailpremium.ig.com.br), que somente pode ser proporcionado com um modelo comercial diferente do praticado atualmente." 
FONTE: http://centraldeajuda.ig.com.br/hc/pt-br/articles/216723038-Por-que-o-iG-vai-cancelar-o-e-mail-gratuito-
Em hipótese algum que eu vou pagar para continuar a usar e-mail no IG. Sou 100% a favor do e-mail 100% gratuito. Pagar? De jeito nenhum. Independentemente do valor (R$39,39 ao ano - ah, vá). NÃO. Mesmo sendo 40 reais (conta redonda) POR ANO, é NÃO. Se sou contra limitação de internet de banda larga doméstica que estão tentando franquiar...Desejo no futuro uma internet 100%gratuita de excelente velocidade... E também sou contra internet móvel ser limitada. Mas fazer o quê...
Então o que posso dizer ao IG é falar que sou grato pelos mais de 10 anos de bons serviços prestados. Foram centenas - por que não dizer milhares já que são 11/12 anos -de e-mail recebidos.
Foi através dessa conta que recebi informações e procedimentos do até então Unibanco para ingressar como funcionário dessa maravilhosa instituição. Não tenho mais o e-mail recebido porque foi em 2005, mas me recordo perfeitamente bem. Eu ia quase todos os dias na lan house para ver se eu havia recebido o e-mail do RH do Unibanco. Muito bom.
Agora é 1 e-mail a menos para ficar consultando. Mas como são 120 dias para acessar, segundo o primeiro e-mail...talvez até julho/agosto/setembro eu consiga ainda acessar...Não sei...Tem esses tais "10 dias"...vamos ver no decorrer do período...
Adeus, IG. Talvez um dia que eu for bem rico, aceite pagar 40 reais por ano para ter e-mail de seu provedor. Mas até lá...Noops.
Agora é só e-mail do hotmail e do Yahoo. Se um dia esses dois começarem a cobrar...vixe, sei não...Mas que procurarei outros provedores gratuitos, ah, procurarei. Ficar esperto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário