quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

O obrigado, a gratidão e o "amigo" que é dinheiro no bolso.

É... de fato.

Uma das coisas que aprendi ao longo desta vida é sobre gratidão e que dizer um "obrigado" vai muito além de uma mera educação.

Parece que é difícil ensinar isso aos filhos. Muitas mães já deixam seus filhos desde pequenos "independentes" não fazendo as coisas para eles como por exemplo não descascar uma maçã.  Alegam que não são "escravas".

Está certo que se deve ensinar os pequenos a recolher os brinquedos espalhados,  ajudar nos afazeres domésticos,  aprenderem a se virar sozinhos com algumas coisas...

Mas é aí? É difícil ensinar os filhos a ter senso de gratidão pelo o que os outros fazem por eles? Parece que o caráter humano desde a tenra infância mostra que nos acomodamos com os outros a fazerem por nós.  E assim quando esses "outros" deixam de fazer as coisas para gente,  nós chiamos,  reclamamos... Não é isso?

Para isso não acontecer, eu acredito que o diálogo seja fundamental na educação.  Exercício de simplesmente reconhecer o feitio do outro,  de achar legal, bacana  e dizer muito obrigado.

Se todos os pais fizessem isso, tenho certeza que emprestar dinheiro seria um gesto nobre no mundo e não um tabu, pois todos consequentemente devolveriam.  Claro,  todos que absorvessem para dentro de si a capacidade de reconhecer o que as pessoas fazem por nós.

Emprestar um celular,  notebook, CD, disco, grampeador,  caneta ou quaisquer outras coisas não seria um problema.  Haveria solução. Ensinar que aquilo que o outro EMPRESTOU não é seu e que deve devolver.  Não vejo sendo isso ensinado pelos pais.

Daí vem aqueles problemas e frases do tipo "amigo é dinheiro no bolso ", "emprestou dinheiro perde um amigo ", que emprestar as coisas para os outros não devolvem mais...  Falta de senso de gratidão.  Falta de senso de reconhecimento.  O "obrigado" é muito mais que um simples hábito de educação.

É um desafio ensinar isso.  Não custa tentar.

É possível ser assim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário