domingo, 3 de janeiro de 2016

A primeira chacina do ano de todos os anos subsequentes.

A primeira chacina do ano de todos os anos subsequentes.

Nos jornais impressos, rádios, TV ou Internet sempre nos quatro primeiros dias de um novo ano vem aquela notícia: "Primeira chacina do ano na Grande São Paulo mata X jovens".

Todos os anos é sempre assim. Notícia nova de conteúdo velho. Parece que nunca vai mudar.

As descrições da ocorrência,  geralmente são carro preto ou moto em que estão os assassinos, encapuzados, tiros na cabeça e no peito,  bar, jovens reunidos, vingança, acertos de drogas, periferia, um ou dois  sobreviventes em estado grave no hospital... Igualzinho sempre. Texto de notícia quase memorizado ou decorado. Obviamente não vai parar por aí.

A única novidade disso tudo é que as pessoas nesses tempos modernos da tecnologia, recebem agora via whatsapp tanto em vídeo das pessoas levando os tiros quanto das fotos dos mortos ensanguentados. Quase em tempo real.

Qual a solução para esse fim?  É complexo analisar e responder prontamente devido a muitos fatores que contribuem para isso que não descreverei aqui.

Porém, cultura por exemplo é  com certeza um dos alicerces da resolução. Veja:

Provavelmente a falta nas regiões mais pobres das cidades de livros, cinema,  oficinas de teatro, lazer, estudos, recreação, bibliotecas, sescs contribuem para a criminalidade. Enfim. É isso que a periferia precisa e muito. Acredito que esse seja um dos pontos para que chacinas tornem-se escassas.

Sim ou não?

Alguém discorda?

Nenhum comentário:

Postar um comentário