quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Independência e liberdade.

Para mim as palavras independência e liberdade nunca foram sinônimos. Elas têm suas diferenças.

Independência é autonomia para fazer o que bem entender sem se preocupar com as consequências. Liberdade é também fazer o que bem entender, mas que pode afetar negativa ou positivamente sua vida. Exemplificando.

Se você, suponhamos, é um funcionário do Grupo Globo. Você pode criticar a família Marinho ou as empresas de que são donos? Pode. Porém, sofrerá consequências que podem lhe prejudicar como uma demissão, por exemplo, caso a crítica chegue a seus chefes diretos ou indiretos. Isso é liberdade (de criticar). Agora, se não é funcionário do Grupo Globo e critica as empresas e a família, não terá dano algum por simplesmente não ser empregado do conglomerado. Isso é independência. Não há entreleçamento algum que prejudique a opinião crítica à corporação.

Na liberdade você tem a opção de omitir a opinião para si ou explaná-la (a quem queira saber). Mas se falar, vai se bancar? O que é se bancar? É assumir a responsabilidade das consequências. Se a empresa o mandar embora, tudo bem? Tem outro emprego garantido? Tem reservas financeiras para se manter desempregado enquanto procura outro serviço? Se as respostas forem "não"...então convém ficar calado (no bom senso da palavra). A empresa o paga com um salário. O salário é seu sustento e paga as suas contas. Portanto, reclamar ou criticar o patrão é direito seu como/na liberdade. Arque com o que vier depois contra ou a seu favor.

Na independência você não terá "dor de cabeça". O objeto a ser criticado não o atingirá, se não estiver atrelado a ele, obviamente.

O que é melhor: a independência ou a liberdade? Depende do ponto de vista. É bem relativo diante de tantas circunstâncias que podem envolver inúmeras situações. No caso de ser empregado, convém ter a liberdade de ficar em silêncio. Só fale quando estiver independente (fora/não mais registrado pela empresa). É isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário