domingo, 23 de junho de 2013

As manifestações, o vandalismo, o beijo na testa inoportuno e a dor de cabeça.

Ocorrência: dezenove de junho de 2013, manhã de quarta-feira.

Ao chegar na entrada do prédio do meu trabalho, vejo o que o povo fez nas ruas do centro de São Paulo na noite de dezoito de junho de 2013: depredações, sujeira, arrombamento e saque em lojas.

Por que isso? Porque o mês de junho foi palco no país inteiro de manifestações como nas ruas de São Paulo e diversas cidades do Brasil contra o aumento das tarifas de ônibus coletivo. No caso de São Paulo, a tarifa havia ido para R$ 3,20 no comecinho do mês. O movimento chamado "Passe Livre" (Movimento Passe Livre (MPL): um movimento social brasileiro defensor da aplicabilidade da tarifa ser zerada no transporte coletivo)  'idealizou' as manifestações pelas ruas, como na Avenida Paulista. Isso contagiou o país inteiro a lutar pela redução nos coletivos de suas cidades. Um movimento que começou pequenininho, transformou-se em 65 mil pessoas em SP, 100 mil no RJ e outras dezenas de milhares em diversas cidades. Algo transformador, diferente, inimaginável, estranho, mágico e surpreendente. Todos os telejornais cobrindo esses acontecimentos que tornou-se "febre" nas mídias de notícias e em muitas praças urbanas e interiores tais movimentos.

O resultado disso foram as diminuições das tarifas dos coletivos em muitas cidades. Em São Paulo, a tarifa que estava em três reais e que havia subido para três reais e vinte centavos, a partir de 24 de junho retornara ao patamar de três reais. Algo inédito no país. Nunca imaginei que uma mobilização fosse ficar tão poderosa a contagiar milhares de pessoas. Destaque para o governador Geraldo Alckmin e prefeito Fernando Haddad que foram categóricos ao afirmarem que não diminuiriam em hipótese alguma as passagens dos ônibus, trens e metrô. Voltaram atrás semanas depois. Trens, metrô e ônibus novamente R$ 3,00.

Amigos meus de redes sociais que eu jamais pensara que iriam às ruas lutar por direitos, surpreendeu-me. Percebi o quanto a coisa estava séria numa proporção monstruosa.

Sempre considerei o país apático, tépido por lutas, pois a cada vez que pessoas queriam sair para criar movimentos em defesa de um coletivo, muitos não se interessavam por medo ou insegurança das consequencias que poderiam-se gerar (como serem demitidos por exemplo). Desta vez puro engano meu.

Convites na rede social Facebook onde 100 mil, 150 mil, 200 mil pessoas aceitavam participar dos movimentos, pasmavam até coronéis da polícia militar. Desse montante de gente, um terço literalmente comparecia. Não eram apenas por vinte centavos de aumento, mas contra a PEC 37, corrupção, lutas por melhorias na educação, saúde, transporte, questionamentos sobre os altos custos com a construções de estádios e despesas com a Copa do Mundo no Brasil em 2014 foram discutidas veementemente.

O Passe Livre disse que não iria mais chamar as pessoas para protestarem contra os aumentos tarifários. Mas a bandeira de sair nas ruas não morreu. Agora são paralisações em muitos lugares, praças e avenidas nas cidades diversas contra outros problemas do país. E curiosas as frases na internet: "Desculpem-nos pelo transtorno. Estamos mudando o nosso país." E outra em que modificaram as palavras escritas da Bandeira Nacional: de "Ordem e Progresso" para "Em Progresso".

Não poderia / não deveria entre as manifestações existir vândalos, baderneiros e bandidos infiltrados. Como falei no começo do blog, infelizmente esses tipos de pessoas causaram depredações, sujeira, arrombamento e saque nas lojas e supermercados.

Agência do Itaú na praça Patriarca, Loja Marisa, Magazine Luísa e Loja Rubi no centro de São Paulo arrombadas e saqueadas, como computadores, eletrodomésticos, jóias e relógios.

Lamentável. Tendo esses tipos de pessoas enfraquecem a ideologia na luta nas ruas por um país melhor. E ao ver a entrada do meu local de trabalho com vidros estilhaçados e tentativa de arrombamento deixou-me triste.

Triste por chegar atrasado ao serviço também. Não estava no pique. Percebi que o dia não parecia estar bem para mim ou favorável. E dito e feito para falar da dor de cabeça que passei dentro do meu local de trabalho.

Uma das coisas que pratico há tempos no meu local de trabalho e que faço com orgulho e prazer é cumprimentar uma por uma cada pessoa quando chego. Aos colegas o velho cumprimento com as mãos e às colegas um beijo no rosto. Um por um diariamente. Gratificante e sem interesse algum praticar esse ato saudável a plausível.

Com as colegas mulheres, algumas eu cumprimento beijando na testa ou na cabeça. Das que eu faço isso, sempre aceitaram naturalmente e numa boa.

Por sorte ou por puro azar, resolvi meio que automaticamente fazer isso pela primeira vez com uma colega. Ao beijar sua cabeça ela se esquivou dizendo:

- Que isso!!?

 Naqueles segundos me afastei da colega e continuei a cumprimentar demais pessoas. Depois que terminei com todo mundo, dirigi-me à pessoa novamente e perguntei:

- Oi, você se assustou com o ocorrido?

Ela:

- Olha eu não gostei do que você fez. Não gostei disso, não.

- Bom...eu sempre faço isso com algumas meninas daqui de beijar a testa de alguma delas.

-Olha...nem meu marido beija a minha cabeça quanto mais você. Não te dei essa liberdade.

Eu:

-Puxa, me desculpa, perdão por isso. Desculpa.

E saí para o meu lugar a trabalhar já num estado de arrasado.

Fiquei mal o dia inteiro. Quase o tempo todo com vontade e chorar quando me vinha na mente aquela cena horrível e desastrosa com a colega.

Algo que considerei e considero louvável e bonito de beijar na cabeça ou na testa das mulheres há anos onde tal acontecimento me derrubara de modo bastante significante.

O dia rendeu brandamente. Fiquei no celular a me lamentar no twitter com estas frases:

Hoje o dia pra sair pra trabalhar foi desagradável. Acho que estou com uma energia ruim que atraiu. É engraçado este estado de momento, de situação comigo. Como entender? E como evitar? Um simples cumprimento...por quê? Maldito cumprimento, maldito beijo na testa. Há males que vem pra bem. Desse fato houve um fator positivo: aprendi a conhecer melhor a pessoa e ela a mim. Nada como estar intimista neste momento... Será que a vida é de fato como diz uma letra dos Titãs: "não é o mundo ideal na cabeça de ninguém"? De volta aos primórdios das situações ruins de anos atrás... Como melhorar-me? Estou mal e triste. :/ :(  Nem ir ao banheiro quero ir só para não me deparar com a pessoa. Que triste.Quando eu estiver numa energia ruim e não estiver com mínima vontade de retirá-la,o que fazer?Quanta falta de compreensão!Às vezes aprendemos que literalmente são poucas as pessoas que se importam com você."Não te dei liberdade. Nem meu marido beija a minha cabeça". Quem tá de fora pode achar engraçado ou ridículo,mas não é. É muito íntimo. Hoje o twitter é pra se lamentar.O que está acontecendo comigo?Vontade de chorar...Sorte nas palavras, azar nos acontecimentos. Ela foi fazer feed back...Como eu odeio cometer vacilos. Como eu odeio! Por que ser tão vaciloso Marcio? Somente as iniciais da pessoa: R. L. C. Pra ficar registrado aqui e no futuro. Um dia da caça e outro do caçador. Um dia a gente consola os outros e no outro, lamentamos, necessitando sermos consolados.Um dia disse que escreveria minha autobiografia chamada " Lamentações de Marcio Gonçalves dos Santos". Aqui parece ser um esboço.Vontade de ir embora...mas não de ir pra casa...mas sim de sair por aí...ficar andando...indo de um lado para o outro...Tô só me segurando. Mas talvez daqui a pouco irei ao banheiro derramar as lágrimas...

E assim foi o meu twitter desse dia dezenove de junho, quarta-feira. Sem alguém para desabafar, ficou no twiter, mesmo:

https://twitter.com/marcioxp2255

No dia seguinte eu dei 'bom dia' a ela e ela nem respondeu. Depois na sexta-feira, dia vinte e um, dei um 'bom dia' e ela respondeu 'bom dia'. Nunca mais tocarei nela e nem aperto de mão sequer. Talvez a palavra "nunca" seja um pouco pesada, mas tudo é eterno enquanto dura. Enfim...

O que este fato contado aqui pode significar? Alguma relação com a ocorrência do vandalismo no térreo do prédio do local do trabalho? Energias ruins desencadearam para tal fato? Como explicar essa ocorrência desses "mistérios" espirituais e de energia?

Tudo resultou com o princípio das manifestações, o vandalismo, o beijo na testa feito pela primeira vez a uma colega que não esperava por isso num momento errado - inoportuno -  e a dor de cabeça gerada em mim.

Beijar na testa significa respeito. Fui ensinado dessa forma desde pequeno. Não precisa ser íntimo de uma pessoa para saudá-la dessa forma. Se ela conhece essa atitude, basta aceitá-la e agradar-se muito disso. Mas claro, nem todos podem concordar com isso, infelizmente. Vivendo e aprendendo.

Sou a favor do amor e do carinho com ENORME  RESPEITO. Eu ainda acredito no ser humano, eu amo as pessoas. Eu deixo a minha carteira de dinheiro em cima da minha mesa e vou ao banheiro ou ao outro andar na plena certeza que estará intacta. Se pudesse beijar 100% de cada colega de trabalho (homem e mulher) na testa eu beijaria com todo o respeito (porque beijar na testa é de fato respeito) faria isso com muito amor. Mas é lógico: nem todos podem aceitar isso devido a diversos fatores como crença, machismo, feminismo, convicções, intimidade e principalmente individualidade de cada ser humano.

Mesmo sendo um post longo, perceba que o título dele com quatro colocações, encaixou-se perfeitamente. Cada situação que descrevi foi conciso. Houve harmonia. Quatro conjuntos de temática que resultaram (ao meu ver) uma perfeita simetria da dissertação.Cabe a você comentar - se quiser -  essa minha experiência pessoal compartilhada aqui neste blog.

É isso. Saudações blogueiras. E vamos seguindo em frente sempre buscando melhorar. Que Deus abençoe a colega que repudiou (com ignorância) meu RESPEITO a ela e abençoe a mim. Tenho dito. Amém.

3 comentários:

  1. Gostei do seu post. Fico feliz que você tenha esse carinho com as pessoas, e esse respeito, pois conforme os dias passe isso se torna raro. Uma parte das manifestações foi ruim por causa de pessoas infiltradas com más intenções. Isso foi bonito que aconteceu no país. Beijos
    everyday--things.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que chata essa colega! Fiquei triste por você! Isso não tem nada demais!
    http://www.momentosassim.com/

    ResponderExcluir
  3. Má, conheço você a bastante tempo e sei da pessoa do ser humano maravilhoso que você é! Fiquei triste em saber do episódio, você não merecia tamanha ignorância!! Ela é pessoa ruim do coração sujo como pôde ver maldade neste seu gesto de carinho!? Ainda mais te conhecendo já a algum tempo?
    Bjo
    Caruzzi

    ResponderExcluir