sábado, 26 de dezembro de 2015

Livros que já li em minha vida (parte I).

Olá.

Mais uma vez cá estou postando um texto interessante.

Estou estreando uma série neste blog chamada "Livros que já li em minha vida".  Trata-se meramente de comentar, discutir, criticar, elogiar ou recomendar livros que eu já li desde a minha infância até este presente momento. É uma série que não terá uma sequencia exata de publicação. Ou seja, a próxima postagem da série não terá prazo de entrega. Posso postar um comentário de um livro hoje e o próximo ser daqui a 6 meses, por exemplo. E durante esse intervalo continuarei postando outras coisas que eu achar interessante de escrever. Este blog é livre. Nele falo do que eu quiser. Sua temática é 100% abrangente.

E como estreia, quero falar de um livro muito bom chamado "Palmares", de Luiz Galdino.

A primeira vez que eu o li foi em 1994 na escola. O professor de História chamado Maurício nos recomendou lê-lo, pois faria parte da nota de História. E assim foi.

Não me lembro com exatidão, mas acho que eu tinha tirado nota 8,5.

Desde aquele ano até então, li e reli outras vezes "Palmares" com muito prazer. Tenho esse livro comigo até hoje.

Conta a história de Zumbi, chefe do quilombo de Palmares. Lugar de refúgio de negros escravizados que fugiram da terrível escravidão da época em busca da liberdade.

O livro conta com personagens marcantes como Ganga-Zumba, Cosme, Damião, Domingos Jorge Velho, o início do quilombo e seu triste fim.

Cem por cento recomendado. Livros bons nunca envelhecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário