domingo, 14 de novembro de 2010

René Garcia Préval: um homem memorável.

René Préval


Não é clichê sempre afirmar que a “união faz a força”. A lógica humana sobre tais palavras reflete que se todos quiserem traçar um determinado objetivo com empenho, dedicação e disciplina, alcançarão.

René Garcia Préval é um homem de bem. Ama seu país: Haiti. Nasceu em Porto Príncipe em 17 de janeiro de 1943. Possui 2 formações superiores: Agronomia e Ciências Geotérmicas. Foi opositor das ditaduras desprezíveis de François Duvalier  - o famoso “Papa Doc” (governo de 1957 a 1971) e de “Baby Doc” - Jean-Claude Duvalier (governo de 1971 a 1985), filho de Papa Doc. É o presidente haitiano atual e o único chefe de estado daquele país eleito democraticamente. Um grande líder político como poucos no Haiti e dos mais notáveis. Seu primeiro mandato presidencial foi de 1996 e 2001.  E segue com seu segundo mandato: 2006 até hoje. No Haiti os mandatos a presidentes duram 5 anos.

René fundou um grupo  chamado de "Honra e Respeito pela Constituição". Entre os anos de 1987 e 1991, ele havia dirigido o Comité "Pa Bliyé". Esse comitê investigava  pessoas desaparecidas durante o regime de Papa e Baby Doc.

Préval conseguiu dimininuir o desemprego com as privatizações de estatais e reformas. Possui muita popularidade e com competência melhorou a economia haitiana. Foi objetivo e teve bastante empenho pedir socorro às nações quando houve o terrível terremoto em 12 de janeiro de 2010, matando mais de 200 mil pessoas.

Esse é um grande homem que merece sem dúvida alguma o prêmio Nobel da Paz. Merece também todo nosso respeito e admiração e por fazer tudo de bom pelo que seu país precisa e necessita. Salve-salve René Préval: um homem memorável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário