quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A estrela no jardim.

A residência oficial e atual da presidenta da República Dilma Roussef  fica na Granja do Torto, em Brasília.

No jardim dessa residência há um símbolo do Partido dos Trabalhadores (PT): uma estrela.

Segundo informações noticiadas, essa estrela tem 5 metros de diâmetro e é maior que o mapa do Brasil, também no jardim.

Esse símbolo também ficou no Palácio da Alvorada, no começo do primeiro mandato de Lula, sendo alvo de críticas a respeito da então estrela naquele jardim.

Para você ser político e ocupar um cargo, é necessário filiar-se a um partido político. Sempre quando se cita nomes de governadores, vereadores, deputados e presidentes pela imprensa lá está escrito o nome do partido a qual a pessoa pertence.

Até aí, normal. Mas colocar símbolos de um partido notoriamente numa residência oficial eu não concordo. Não deveria haver, mesmo o governo com seu partido, o povo conhece e sabe a filiação.

Isso demonstra um certo autoritarismo a meu ver: que o partido é forte, poderoso, que manda e desmanda, determina e executa e pode mais - muito mais. Essa é a impressão que dá, ainda mais o tamanho da estrela ser maior que o próprio Brasil. Será que a estrela "no jardim" é mais que o Brasil?

Esse símbolo no jardim é curioso e merece ser pensado a seu respeito. É viável e prudente um símbolo partidário aparecer tão abertamente como está na Granja do Torto? Fica aí a questão.

Um comentário: