domingo, 2 de setembro de 2018

Livros bíblicos que já li em minha vida (I).

Começo aqui um nova série chamada "Livros bíblicos que já li em minha vida". Não era de hoje que eu possuía essa ideia. Tinha (a ideia) há alguns anos que finalmente posso colocar em prática. Se temos aqui no blog a série "Livros que já li em minha vida", por que não com a temática bíblica?

É uma série com começo, meio e fim porque a bíblia cristã evangélica possui 66 livros (39 livros do Velho Testamento e 27 do Novo Testamento). E ponto. Não será contínua. Portanto, a série terá 66 postagens definidas.

Sei que existem outros livros que estão contidos na bíblia católica como Macabeus, Tobias e etc. Não sei se os lerei. Mas como sempre fui do berço evangélico, esses livros a mais não serão contados na série justamente por nunca tê-los conhecido (com todo respeito a todos os católicos e a sua igreja).

A leitura dos livros é aleatória. Não segue regra cronológica e nem sequencial. Posso ler Mateus e falar neste blog sobre ele hoje e amanhã falar de Jonas, comentando no blog sobre esse profeta amanhã.

E o primeiro da lista é o livro de Obadias, o profeta. Obadias é o menor livro do Velho Testamento com 21 versículos. Possui um só capítulo. O profeta Obadias fala a respeito de Edom e de como os edomitas são arrogantes, prepotentes e que serão punidos pelo Senhor Deus por serem assim. Fala de como o país de Edom despreza Israel, não ajudando em nada aquele país e que se alegra com a desgraça alheia dos israelitas. Edom se vangloria. Por conta disso, Deus destruirá Edom não deixando pedra sobre pedra. Edom é descendência de Esaú e Israel, de Jacó. Esaú e Jacó eram irmãos gêmeos. E viviam em conflito. No final do capítulo a promessa de Deus da restauração de Israel, dos vencedores viverem no Monte Sião e o reino de Deus sendo para todo sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário