Soube de uma notícia muito boa e que me agradou muito. É sobre um projeto de lei que criminaliza quem posta ou divulga vídeos íntimos sem autorização.
Graças ao YouTube, WhatsApp e demais redes sociais muitos chantagistas usam esses meios para inibir ou coagir pessoas a cederem ou fazerem suas vontades. Caso contrário, são ameaçadas de algum vídeo ser postado. Esse vídeo pode ser alguma intimidade da ameaçada.
E a lei é justamente para acabar com essa prática inaceitável dos que chantageiam. Quem postar qualquer vídeo íntimo sem autorização de quem participou, pode ser preso e pagar multa.
Esse projeto é muito bom. Eu gostei. Porém, tenho uma crítica nele. O projeto só abrange no aspecto feminino e sexual da coisa. Ele deveria abranger igualitariamente tanto homens quanto mulheres. Mulheres também podem querer vazar vídeos íntimos de um homem. E vou além. Vídeos de conteúdo vexatório, humilhante e debochativo também deveriam ser contemplados. Imagine alguém filmando você tropeçando no chão ou com uma tortada na cara ou dançando. Aí a pessoa vai querer publicar isso e se você não autorizar? Essa questão deveria ser pautada também. Mas o projeto em si já é um grande avanço. Precisa melhorar nos itens que expus. No entanto, o que importa é ser um bom começo de projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário