quarta-feira, 21 de setembro de 2011

2011: pequenina reflexão (parte II)

Pois é. Os objetivos estão se cumprindo.

Quando escrevi que meu objetivo era ter meu CRC este ano na primeira parte da postagem da pequenina reflexão, naquele instante, não sentira tanta firmeza na escrita. Hoje, estou a um passo de alcançar este desejo.

Entreguei no final de junho os relatórios de atividades extra-curriculares e declaração de estágio. Tudo saiu nos conformes. Mas tudo estava prestes a cair por água abaixo. Vou contar.

Estava eu na faculdade entregando meu comprovante de trabalho para o estágio (carteira da CTPS xerocada com data de admissão e uma página com alteração da razão social da empresa), declaração das minhas atividades e um modelo declaração da faculdade para ser entregue.  Quando o professor viu toda a documentação, ele falou: "Tá faltando algumas coisas." Eu perguntei quais eram e ele disse que da carteira de trabalho faltava xerocar foto, alteração salarial e qualificação civil. E que ainda faltava um modelo com cinco itens para ser preenchido.

Olhei o relógio: oito horas da noite. Tinha apenas 1 hora para poder entregar todo esse restante, pois nove horas o professor iria embora. Disse-lhe que voltaria em uma hora. E lá fui eu correndo até em casa. Sorte a minha que morava perto da faculdade. Cheguei voando em 12 minutos. Liguei o computador, a internet, a impressora e já pegava a carteira para digitalizar as páginas exigidas.  O tempo passava e ia contra mim. Do nada o meu computador não estava respondendo. Clicava nos ícones, não abria. Clicava para digitalizar e não funcionava. A impressora funcionava direitinho, mas sem os comandos do PC, não tinha como fazer quase nada.

Reiniciei o PC. Mais minutos se passando. Até que enfim o computador "acordou". Mexi nas pastas procurando o modelo de preenchimento dos cinco itens, que consegui achar. Ao mesmo tempo estava digitalizando as páginas da carteira de trabalho ,salvando e imprimindo. Enquanto ela imprimia eu estava escrevendo.

Logo pedia à minha mãe para ligar para o táxi porque não dava para ir a pé, mesmo correndo com os documentos até a instituição não daria tempo. E chegar suado e ofegante (porque era uma subida a avenida) não estava nos meus planos. Ela conseguiu ligar (após várias tentativas de números de táxis) para um que viria em menos de 3 minutos. Obaaaaaaaaaa!! Legal!! Legal? Bem...não.

O pior aconteceu. O táxi tinha chegado. Minha mãe tinha me dado o dinheiro para pagar a ida. Tudo certo... Quando mandei imprimir o que tinha escrito o computador desligou do nada. Perdi o que tinha escrito, pois não estava salvo. Quando a impressora ia imprimir deu falha, pois a conexão entre o PC e ela tinha falhado. Eu não acreditei. Eram quinze para as nove. Parecia tudo perdido.

Minha mãe apareceu na janela do meu quarto falando que o táxi estava esperando. Disse a ela que o taxista poderia já estar rodando o taxímetro, para que ele não ficasse "de bobeira". Não sei se foi besteira minha ter tido essa decisão no sentido de gastar desnecessariamente sem o carro andar, mas naquele momento era tudo ou nada, vida ou morte.

Religuei o PC. Enquanto ele ligava, eu liguei para a faculdade. Falei com a secretaria que me passou para a coordenação da unidade. Pedi à pessoa para dizer ao professor esperar mais uns 20 minutos e não ir embora. Deu certo e a pessoa foi dar o recado.

Refiz todo o trabalho. Mas o tempo correia: 21:10. Eu tinha ligado para a faculdade 21 horas.

21:15. Tudo terminado. Nunca escrevi tão rápido e nunca foi tão dinâmico nesse dia. Mas pela graça do Bom Deus tudo correu bem. Imprimi as xerox e os papéis exigidos pelo professor mais o que já estava pronto. Li e reli o que tinha escrito e fui embora correndo com todos os papéis nas mãos.

Eu não tinha nem desligado o computador. Deixei a luz do meu quarto e a impressora acesas. Estava prestando muita atenção no que estava tudo nas minhas mãos. Peguei o dinheiro do táxi e fomos embora.

Em lá chegando o horário inimigo marcava as incríveis 21:32. Que atraso. Paguei o táxi e subi feito o "papa-léguas". Ofegante, vi o professor sentado na sala dos professores. Chamei-o e mostrei-lhe as documentações. Ele as viu, ficou lendo, vendo de novo alguma página ou outra dos papéis. Logo ele disse:"Tá tudo certo, Márcio."

Só faltava eu gritar de felicidade. Não era um "que bom", mas um sim "que ótimo"! Mas me contive.

Tudo estava regulamentado. Tudo estava direitinho conforme exigido pela faculdade e pelo MEC.

Voltei para casa a pé...só que desta vez bem devagar, bem sereno e acima de tudo, aliviado. Não estava nem crendo na grande benção que tinha ocorrido comigo de Deus.

Ao chegar em casa, disse à minha mãe que deu tudo certo. Agora era só aguardar a atualização no sistema da faculdade.

Hoje sou um bacharel em contabilidade. Curso superior completíssimo, completíssimo, completíssimo. Amém. Glórias a Deus nas alturas. Foram quatro longos anos intermináveis. Muitas vezes pensei em desistir. Já tinha ficado até duas semanas sem ir à faculdade num determinado semestre. Mas com a ajuda, incentivo e apoio dos colegas de classe, criei coragem e retornei um pouco revigorado. Nunca imaginava que fazer uma faculdade fosse tão maçante. Os dois primeiros são suportáveis. Depois você não vê a hora de terminar aquilo logo.

O problema não era o curso. Graças a Deus escolhi o curso 100% certo: ciências contábeis.  O cansaço, o estresse, os problemas e demais situações não tão legais influenciavam diversas vezes a desistência. Mas eu não desisti, apesar de todas as dificuldades. E olhe que já penso nas próximas faculdades a serem feitas.


Lógico, haverá uma preparação. Farei cursos (como de leitura dinâmica e memorização) que me ajudarão no processo de estudar. Tudo será feito com calma e sem pressa alguma. Se a próxima faculdade for só daqui a 10 anos, será daqui a 10 anos e ponto. Sem afobação. Tudo a seu tempo.

Farei cursos de pouca duração enquanto não faço uma nova faculdade. Serão diversos, como RH, técnicas administrativas, contábeis e etc. Serão reciclagens. Sempre estarei me reciclando. Sempre-sempre.

E é isso. Essa foi uma reflexão muito legal. É muito bom se expor e dizer o que se sente. Adoro este blog. Vamos em frente. Inté!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário